segunda-feira, 11 de abril de 2011

Interpretação: Da Máscara ao Bufão

  Por Camila Bolaffi – Cuca
  
O trabalho se inicia com a máscara neutra e com o silêncio. O ator se depara consigo próprio e com jogo o teatral da forma mais simples e direta.
A partir da eliminação do rosto, da expressão facial e da palavra serão pesquisadas ações e a clareza das intenções. Buscando essencialmente a presença do ator e a boa ocupação do espaço que o cerca.
Para isso será realizado um intenso trabalho de treinamento físico dividido em três partes:
Reeducação do Movimento: Onde desenvolveremos a consciência de cada parte do corpo ossos, músculos e pele para em seguida compreender e reestruturar o gesto e a postura ampliando o material expressivo de cada ator.

Análise do Movimento: a partir da imitação, da repetição e do estudo dos movimentos humanos, dos elementos da natureza, dos animais, dos materiais etc. serão ampliados o repertorio físico, a precisão, clareza, ação, a percepção e a boa utilização do espaço.

A Mascara Neutra:
Através de exercícios simples de improvisação cada ator terá de se deparar com seus limites e dificuldades buscando precisão e clareza nas suas ações. No jogo de se experimentar ele oferecerá para seus companheiros um arsenal de acertos e erros para serem copiados e experimentados. No movimento de fazer e assistir serão aproximados às sensações  da realidade, exercitando a precisão da intenção, a decupagem do gesto e a clareza das idéias.

A máscara neutra representa um ser genérico, universal, sem memória ou história. O ator lida com a essência do ser, com o homem dos homens a mulher das mulheres.
Se coloca numa situação de descoberta, de disponibilidade. Ela permite o olhar, o escutar, o tocar as coisas elementares de modo fresco, como da primeira vez.
Com a máscara neutra o rosto do ator some e olharemos seu corpo se espessando. O olhar é a máscara e o rosto é o corpo. Todo o movimento se revela de maneira forte e presente.

 O trabalho sobre a natureza humana, nesta situação silenciosa permite encontrar os momentos onde a palavra ainda não surgiu.  Eles se calam para que compreendam  o que está por atrás (embaixo) da palavra. O trabalho antes da palavra permite que esta surja do silêncio.

Portanto a seqüência do nosso trabalho será a máscara expressiva, a princípio ainda a máscara inteira e, portanto o silêncio. Para em seguida darmos vazão a palavra de forma mais consciente e precisa. Ainda sobre os pilares da reeducação do movimento e da análise do movimento será dado inicio ao estudo do jogo e da improvisação passando pelos personagens da Comedia Dell´arte finalizando o possesso com o bufão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário