domingo, 10 de abril de 2011

CONJUNÇÃO DE IDÉIAS E AÇÕES:

CITA – Centro de Investigação Teatral Artemanha:

Criar um projeto como o CITA (Centro de Investigação Teatral Artemanha), fortalece o processo de pesquisa teatral do grupo, pela constante experiência de troca de vivências com os orientadores que darão as aulas, entre os atores-pesquisadores do próprio grupo e os aprendizes que participarão do CITA.   

A Trupe Artemanha já realiza oficinas livres que impulsionam o ciclo de pessoas que passam pelo grupo e compartilham do seu fazer artístico, provocando reflexões que contribuem de alguma forma para a construção dos trabalhos. O grupo tem buscado ampliar essa experiência pedagógica, inclusive visitando e buscando aspectos similares em importantes escolas de formação teatral como a Escola Livre de Teatro de Santo André, referência na formação teatral internacionalmente reconhecida pelo seu método inovador e pioneiro de trabalho, embasado na pedagogia da autonomia, na gestão coletiva e no processo de criação colaborativo, questões estas que influenciaram diretamente no modo de trabalho dos grupos de teatro paulista, conhecido como Teatro de Grupo. No intercâmbio da Trupe Artemanha com Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS), foi possível conhecer a  Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo, que assim como a ELT não está interessada em formar apenas atores e sim, utilizar o teatro como instrumento de discussão social.

Com esse objetivo que naturalmente liga ao conjunto de ações da Trupe, que é a criação do Núcleo de Pesquisa em Teatro Popular tendo como ponto norteador a pesquisa de Fausto para o Teatro de Rua, é possível construir uma rede que reúna o processo de formação e continuidade à instrumentalização do ator-pesquisador (agente cultural político), podendo se tornar futuramente um Centro de Referência de Criação e Pesquisa Teatral.

A Trupe Artemanha acredita que esse seja um dos principais projetos em seus 15 anos, capaz de sustentar e aliar o pensamento reflexivo, o potencial artístico e a continuidade de suas ações na região que o grupo desenvolve seu trabalho. Criando assim, um bloco que envolva outros segmentos culturais, que estimule o surgimento de novos grupos teatrais e contribua para a difusão do teatro-político de resistência entre os moradores dos bairros do Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade, Paraisópolis e de outros regiões da cidade de São Paulo.

O CITA disponibilizará 16 vagas para pessoas que já tomaram contato de alguma forma com o teatro, dança, música, artes plásticas, entre outros segmentos artísticos, com idade a partir dos 18 anos, sem restrições ao local de residência, possibilitando receber interessados de todas as regiões da cidade de São Paulo, inclusive de outros municípios.

Os 16 aprendizes serão selecionados por uma banca formada pelos professores e o núcleo artístico da Trupe Artemanha que construirão os critérios necessários para composição da primeira turma do projeto de formação. O estudante também poderá se inscrever no Núcleo de Interpretação e Encenação ministrada pela diretora Leo Sykes e no Núcleo Hip Hop, núcleos que farão parte do processo de pesquisa proposto por este projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário