segunda-feira, 11 de abril de 2011

Danças Tradicionais Brasileiras

Alício Amaral e Juliana Pardo
(Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança)

Desenvolver durante seis meses por meio das oficinas o estudo prático e teórico de algumas Danças Dramáticas Brasileiras como o Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Batuque Paulista-SP, o Samba de Parelha de Mussuca-SE e o Frevo-PE., tendo seus princípios como base para o treinamento do ator-bailarino.
Tanto em nível individual quanto coletivo, visamos: a ética nas relações de trabalho e criação; dinâmica de grupo; trabalho colaborativo; trabalho com diferentes níveis de atenção simultaneamente; criação de diferentes qualidades de energia e administração do fluxo das mesmas no tempo, no corpo e no espaço; impulsos como geradores de ações físicas; presença cênica; disponibilidade física; ritmo; precisão; foco; objetivo; condicionamento físico; musicalização; condicionamento físico; variações de dinâmicas no tempo e no espaço; conhecimento da poesia popular dos folguedos; danças e evoluções coreográficas; e consciência corporal.
             No nosso trabalho buscamos sensibilizar e desenvolver as potencialidades dos alunos através da cultura popular brasileira interligada à técnicas e jogos de teatro e dança já codificados, apontando para uma fusão entre a tradição e a inovação, o teatro e a dança popular brasileira, a poesia e a música.

O curso é programado da seguinte forma:

No primeiro trimestre o aluno vivenciará uma série de exercícios elaborados para sua preparação física e energética, e conscientização corporal. Jogos teatrais pré-expressivos, e principalmente o estudo prático e teórico de algumas Danças Tradicionais Brasileiras, além de sensibilização musical e instrumentalização do corpo através do vocabulário de passos e diferentes qualidades de energia destas danças. Chamamos de “preparação técnica”, o “antes”, o que o ator-aprendiz não revela em cena, a elaboração de ferramentas para o repertório de trabalho individual e grupal, ainda antecedendo o trabalho de criação artística.

No segundo trimestre continuamos com a preparação técnica dos alunos e manutenção dos elementos visitados no primeiro trimestre, iniciando uma nova fase de trabalho com o universo das Máscaras Populares Brasileiras. Chamamos de “Construção de Figura Pessoal”. Consiste em apropriar-se de todo material vivenciado até então para um mergulho nas corporeidades das máscaras e figuras tradicionais brasileiras, como por exemplo, as existentes na brincadeira tradicional do Cavalo Marinho de Pernambucano. Após este processo iniciaremos a construção de figuras pessoais (novos personagens), utilizando-se, como ponto de partida, da estrutura de algumas figuras já existentes no Cavalo Marinho. Mais tarde, trabalhamos a relação entre estas figuras e a construção de pequenas cenas para estudo.

Como trabalhamos:

1-Conscientização Corporal - Através da Técnica Klauss Vianna e Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea, buscamos ampliar o auto-conhecimento corporal de cada aluno.

2-Treinamento Físico – Exercícios e Jogos criados e sistematizados por nós (Cia. Mundu Rodá) ao longo de anos de pesquisa e experiência no meio teatral e de dança interligados aos princípios das Danças Tradicionais Brasileiras. Treinamentos já codificados ou adaptados de grupos teatrais, como nosso parceiro de pesquisa o LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP), ou de mestres como Eugênio Barba, Gennadi Bogdanov e Jerzy Grotowski. Exercícios extraídos de técnicas do teatro-dança oriental (Butoh). Tanto em nível individual quanto coletivo, trabalhamos nestes exercícios a ética nas relações de trabalho e criação; dinâmica de grupo; trabalho colaborativo; trabalho com diferentes níveis de atenção simultaneamente; criação de diferentes qualidades de energia e administração do fluxo das mesmas no tempo, no corpo e no espaço; a voz em ação; impulsos como geradores de ações físicas; presença cênica; disponibilidade física; ritmo; precisão; foco; objetivo; condicionamento físico; entre outras.

3-Danças Tradicionais Brasileiras – Através de textos informativos, vídeos, fotos, depoimentos áudiovisuais de mestres e brincantes da cultura popular, e materiais recolhidos em pesquisa de campo, apresentamos aos alunos as origens das danças, o contexto sócio econômico e geográfico da região onde estão inseridas, os figurinos, a indumentária e os instrumentos tradicionais. 
Investigação minuciosa da mecânica da dança, do pulso e do ritmo, evoluções coreográficas e de suas diferentes qualidades de energia. Trabalhamos neste curso com o estudo do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Batuque Paulista-SP, o Samba de Parelha de Mussuca-SE e o Frevo-PE. Além de uma série de jogos teatrais elaborados por nós a partir destas danças. A principal dança trabalhada é o Cavalo Marinho pela complexidade da sua representação, pela sua riqueza estrutural e pelo conteúdo dramático representado pelas Figuras (personagens).

4-Musicalização – Treinamento vocal e passeio pelos ritmos, estudo dos cantos, poesias e instrumentos musicais típicos das Danças Tradicionais vistas no curso.

Sobre os Ministrantes

Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança) é atriz - pesquisadora, bailarina e a mais de 10 anos trabalha como arte-educadora. Formação em dança (1995) com Rainer Vianna, Marinês Calori e Regina Bellini, na Escola Klauss Vianna, em São Paulo. Artes Cênicas na ELT (Esc. Livre de Teatro/ coorden. Maria Thaís), onde ESTUDOU com Jen Pierre Kalestrianos, Antônio Araújo, entre outros. Mascára Neutra e Máscaras da Commédia Dell’Arte com Tiche Vianna e Maria Thaís. Estudo do trabalho de ator com Ricardo Pucceti, Carlos Simione, Raquel Scotti, Jesser de Souza e Renato Ferraccini, atores pesquisadores do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP – Campinas), Norberto Presta (Grupo Via. Rossi de Teatro Contemporâneo, Itália), entre outros. Biomecânica Teatral com Gennadi Bogdanov, Teatro Físico com Eugênio Barba e atores do grupo Odin Teatret, e com Viliam Docolomansky (Farm in the Cave – CZE). Formada no processo didático e criativo da Técnica Klauss Vianna, por Jussara Miller em Barão Geraldo (Campinas). Estudo de Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea com Beth Bastos, Angel Vianna, Adriana Grechi, Tica Lemos, entre outros.  Técnica de Butoh com Tadashi Endo (Diretor do Butoh center Mamu e do Butoh Festival Mamu em Gottingen, Alemanha). Clown com a mestra canadense Sue Morrisom, Luis Carlos Vasconcelos e Cristiane Paoli Quito. Começou como arte -educadora no Curso de Teatro do Colégio Singular em Santo André (1997), desde então trabalhou em diferentes escolas. Ministra cursos no Teatro Escola Brincante desde 2005.
 Alício Amaral (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança) é ator-pesquisador, bailarino, músico e arte-educador. Formação musical (1996/1999) na Universidade Livre de Música (ULM-SP), onde estudou viola erudita com Henrrique Müller e integrou a Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo (OSJESP) sob regência do Maestro João Maurício Galindo. Arte educador no Teatro Escola Brincante desde 2005. Estudo do trabalho do ator com Carlos Simione, Raquel Scotti, Ricardo Pucceti, Jesser de Souza e Naomi Silman, atores pesquisadores do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP – Campinas), Norberto Presta e Sabine Uitz (Grupo Via. Rossi de Teatro Contemporâneo, Itália), entre outros.  Biomecânica Teatral com Gennadi Bogdanov, Teatro Físico com Eugênio Barba e atores do grupo Odin Teatret, e com Viliam Docolomansky (Farm in the Cave – CZE). Estudo de Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea com Beth Bastos, Neide Neves, Técnica de Teatro de Animação com o Grupo Sobrevento.  Butoh com Tadashi Endo (Diretor do Butoh center Mamu e do Butoh Festival Mamu em Gottingen, Alemanha). Clown com a mestra canadense Sue Morrisom e Luis Carlos Vasconcelos.
      

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